Lisboa é uma cidade arrebatadora, cheia de vida e que agrada a todas as idades. Sendo uma capital pequena e de localização privilegiada, não faltam razões para visitá-la!
A luz honra Lisboa, as temperaturas estáveis e as muitas horas de sol exigem visitas às esplanadas e os jantares tardios ao ar livre tornam-se recorrentes com direito a paisagens lindíssimas a acompanhar.
Encontramos história em cada esquina. Aberta ao mundo, Lisboa permite a coesão dos séculos através de monumentos numa localidade em permanente evolução e transformação. Fazem-se viagens ao passado através do seu comércio tradicional.
Lisboa é, também, uma cidade de bairros coloridos, roupas nos estendais e cafés vizinhos. Cada um deles define-a de forma diferente. A cidade é, igualmente, o local de miradouros com vistas sem fim e que funcionam como lugares de convívio. Os pormenores estão em toda a parte, seja através da arte urbana, dos azulejos ou do Fado que se propaga no ar.
A capital é a cidade que se entrega aos prazeres boémios da noite e da gastronomia. Enche-se a barriga com pastéis de nata e ginjinha, ri-se, bebe-se e festeja-se nas ruas estreitas do Bairro Alto.
O que visitar
Protagonista de um charme e apelo únicos de modos de vida particulares, Lisboa é uma cidade de bairros, em que cada um a define de forma distinta na forma de ser lisboeta, amar Lisboa e viver as suas tradições.
Alfama é como uma aldeia dentro da cidade e um dos bairros mais antigos de Lisboa, peculiar pelos seus prédios coloridos, onde poderá acompanhar de perto conversas entre vizinhos, ouvir fado e perder-se pelas ruas estreitas e labirínticas. A isto, juntam-se as vistas privilegiadas do Miradouro de Santa Luzia e das Portas do Sol que abrange o Panteão e o Tejo. Além da panorâmica, explore aquilo que foi a primeira povoação, o Castelo de São Jorge e a Sé, que misturam séculos de história.
Ir à Baixa é quase afirmar que vamos ao “centro” de Lisboa. O Arco da Rua Augusta, que convida a uma vista panorâmica magnífica de 360º sobre a Baixa Pombalina, tem entrada para o seu interior a partir do Terreiro do Paço e é ponto de ligação para um passeio à beira rio pela Ribeira das Naus até ao Cais do Sodré. A Rua do Ouro, paralela à Rua Augusta, ostenta o Elevador de Santa Justa, o único elevador vertical em Lisboa.
O Chiado é o ponto de encontro de todos, o local de referência mais visitado, procurado pelo ambiente boémio, as pastelarias históricas, livrarias antigas e comércio. Aqui cruza-se o conceito tradicional com o cosmopolita. Em paralelo, desenvolve-se o Bairro Alto, o bairro com maior concentração de bares e restaurantes da capital. As tradicionais tascas, casas de Fado e restaurantes sofisticados enchem-se ao cair da madrugada, ficando as ruas estreitas e bares cheios de gente. De dia, o bairro volta à sua pacata aura popular.
O Parque das Nações é o bairro mais contemporâneo de Lisboa. Entre inúmeras atividades, a paragem obrigatória é no Oceanário e Pavilhão do Conhecimento. Explore a arte urbana, o Jardim das Ondas e aventure-se no Teleférico da Expo com vista panorâmica entre o Oceanário e a Torre Vasco da Gama.
Vá de elétrico até Belém. É aqui que quase todos se deixam seduzir pelos icónicos Pastéis de Belém. De seguida, conheça o Mosteiro dos Jerónimos e vá a pé pela beira rio até à Torre de Belém, ambos monumentos dos Descobrimentos. Aproveite para assistir a um evento no CCB, visitando o Museu MATT e o seu edifício atípico.
O que comer
Em Lisboa come-se sempre bem! Existe todo o tipo de restaurantes, com variadas cozinhas. A gastronomia portuguesa está representada em peso, por isso, fique com outras opções que fogem ao típico restaurante de comida portuguesa.
Localizado no centro histórico, o Artinn Rooftop Bar & Dinner é ideal para quem procura descontrair ou fazer uma refeição ligeira. Este híbrido, entre lounge, petiscaria e restaurante, com foco na cozinha italiana, oferece icónicos cocktails, vinhos e bebidas tipicamente portuguesas, assim como uma das melhores vistas sobre a cidade.
O Entretanto Rooftop Bar | 10% desconto - do Hotel do Chiado, no 7º andar, tem uma localização privilegiada no coração de Lisboa. Termine a sua tarde de visita à capital ou de trabalho com um copo de vinho ou uma refeição no Entretanto Rooftop Bar, um pôr do sol maravilhoso e uma vista panorâmica do Castelo de São Jorge ou do Rio Tejo. De dia ou de noite, maravilhe-se com a vista alcançada do Entretanto Rooftop Bar!
O restaurante Eleven | 10% desconto - um espaço de cultura e arte à mesa e fora dela. A cozinha é de autor, sob a curadoria do chef Joachim Koerper, com foco na cozinha mediterrânica. Espaço minimalista, moderno e distinto situado no Jardim Amália Rodrigues, oferecendo vista sobre a cidade.
O restaurante Belcanto | até 15% desconto - distinguido com duas estrelas Michelin, localiza-se no centro histórico de Lisboa, oferecendo refeições de luxo e menus de degustação pela mão do Chef José Avillez. Na cozinha de autor, mediterrânica e portuguesa usam-se produtos de luxo e técnicas de alta cozinha. Ambiente sofisticado, serviço acolhedor e uma excelente carta de vinhos completam a sua visita.
O que fazer
Junho é mês de alegria e festa em Lisboa! Os Arraiais de Santo António, conhecido como Santo “Casamenteiro”, invadem os bairros com música, decorações coloridas, sardinhas assadas, caldo verde, manjericos e marchas populares.
A tradição mantém-se viva desde o séc. XIII e faz-se sentir de forma inigualável nos bairros mais carismáticos e históricos de Lisboa, como Alfama, Bairro Alto, Bica e Castelo. Divirta-se dançando música popular, de copo e sardinha na mão! Os manjericos têm presença obrigatória e se comprar um, leia o verso popular que lhe foi destinado. Sabia que não se deve cheirar diretamente os manjericos, sob pena de murcharem?
Na noite de 12 de Junho, assista ao desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade, onde cada bairro traja a rigor, com as suas vestes, coreografias e arcos, competindo num verdadeiro espetáculo musical e visual.
Na manhã de 13 de Junho, acompanhe os populares casamentos de Santo António, uma cerimónia onde vários casais se casam em simultâneo. Entre milhares de inscrições, as escolhidas recebem a boda, o vestido e outros presentes oferecidos pela Câmara Municipal. As noivas competem entre si para vencer o título de “Vestido mais bonito”.
Se procura ideias para o seu Instagram, tire uma foto no mural de flores na Igreja de Santo António. O mural é concebido apenas para as festas dos santos populares, ficando em exibição durante os meses de junho e julho.
Fado, a fala comum
O Fado é um símbolo único na música portuguesa, é “esta nossa maneira de viver e sentir”. Se os Portugueses “sentem o seu Fado”, convidamo-lo a visitar as casas de Fado lisboeta, onde se come ao som das guitarras e dos fadistas. O Bairro Alto e Alfama são os pais naturais do Fado, mantendo vivas as suas casas antiquíssimas.
Se procura algo mais consistente, na ótica de equilibrar a experiência cultural com a gastronomia num maravilhoso jantar, com comida tipicamente portuguesa ao som do Fado, opte pela Adega Machado, o Café Luso ou O Faia, nos quais se transmite a tradição pelos sentidos e se cantam segredos.
O bp Ultimate Rally Raid Portugal em Lisboa
A grande surpresa deste ano é uma passagem muito especial do bp Ultimate Rally Raid Portugal por Lisboa. Haverá um bivouac aberto ao público no dia 27 de setembro, das 18h às 23h. No dia 28, a entrega de prémios realizar-se-á junto ao Padrão dos Descobrimentos.