Grândola, tal como os seus limítrofes, situa-se com um pé no litoral e outro no sul do país, construindo uma história que tira proveito dos dois lados. A riqueza natural é um elemento inigualável ao qual não se consegue escapar: este Concelho fez-se famoso pela enorme faixa costeira, que se estende por areais brancos e águas cristalinas, e por verdes planícies, que dão casa a famílias de pinheiros e sobreiros. Já a Serra é outro elemento indispensável, que se destacadas de todas as outras serras portuguesas por ser paralela à costa ao invés de oblíqua, o que ajuda no processo de condensação de nuvens.
O seu manto é feito de várias cores, como o violeta da urze, o branco da esteva e o vermelho do medronheiro. Por fim, é no seu litoral que a linha entre céu e mar se torna difusa. A Faixa de Troia, o Estuário do Sado e a Costa da Galé tornam Grândola num sítio único para passar férias de verão. Quando o tempo apertar, o mergulho torna-se essencial nestas águas alentejanas.
O que visitar
Uma localidade alentejana de excelência, as paisagens de Grândola tanto têm um valor educacional, como são a escolha ideal para férias à beira-mar. Com mais de 825 quilómetros quadrados de área, há locais imperdíveis que merecem ser explorados com a máxima atenção. Conheça as nossas sugestões.
Para parar e descansar:
Locais com história:
O que comer
O município de Grândola beneficia de duas grandes influências gastronómicas: a do Alentejo, com as suas açordas, migas, pratos à base da carne do porco e do borrego, e a da linha de costa, espelhada nas inúmeras formas de cozinhar o peixe. Se a conversa for, no entanto, sobre doces, então tem de se falar sobre as alcomonias e os rebuçados de pinhão de Melides e o sobre o bolo das rosas de sede do Concelho.
Agenda cultural
Para ficar a par de todos os eventos, exposições, atividades e estreias no Município de Grândola, visite a sua página oficil. Há ofertas gratuitas e de entrada livre, como outras sugestões que requerem uma inscrição prévia.
Rally Raid Portugal em Grândola
Grândola será o centro operacional da 1.ª edição do BP Ultimate Rally Raid Portugal e contará com várias passagens pelo concelho ao longo dos 5 dias de prova. Além das verificações técnicas que acontecem a 2 de abril, o prólogo realizar-se-á no dia 3. No dia seguinte, o SS3 terá partida e chegada no concelho antes do regresso da prova no dia 7 para os dois sectores seletivos finais.
Imagens da autoria da Câmara Municipal de Grândola