Porta aberta para o Alentejo, cidade histórica, passagem turística imperdível: várias são as identidades de Évora, mas todas dão a conhecer um destino que reúne marcos indispensáveis da história portuguesa.
Cinturada por uma imponente muralha, Évora é também terra de grandes herdades: rica em trigo, sobreiros e cortiça. Nas últimas décadas, os cultivos têm apostado na plantação de videiras. A própria terra é merecedora de reconhecimento internacional e palco de vários festivais.
No entanto, desengana-se quem pensa que Évora é uma cidade que parou no tempo. Há por descobrir um destino com muitos motivos de interesse. Os ares ancestrais são pintados por uma realidade moderna, que se move com o desenvolvimento urbanístico das ruas, edifícios e gentes. Os mais jovens prendem-se pela cultura, mas todos ficam pelo espírito aberto e simpatia comum. Em Évora há um pouco de tudo.
O que visitar
Dentro da cidade
O que comer
A tradicional gastronomia alentejana vive-se nos vários restaurantes eborenses. Uma região perita em sabores fortes, os pratos têm na sua base o pão, o porco e o borrego, temperados sabiamente com ervas aromáticas – coentros, poejos, orégãos, hortelã, louro – e com um toque leve de azeite. O ensopado de borrego, as migas à alentejana e, claro, a açorda são perfeitos exemplos desta combinação de ingredientes.
Os enchidos e os queijos são celebrados pela população e dificilmente visitará uma família em Évora que não lhe oferecerá um queijo de ovelha com geleia de figo. Tudo isto enquanto segura um encorpado vinho alentejano.
O que fazer
Em Évora, a melhor forma de sentir a cidade é a contornar a famosa muralha que circunda a cidade. Para quem gosta de um torque mais pitoresco, há passeios de charrete que circulam entre todos os recantos da cidade, passando pelo Templo Romano e pelas ruas estreitas do centro histórico. Pelas lojas e mercados locais, vale a pena descobrir o artesanato típico alentejano, caracterizado por cerâmicas e azulejos, assim como peças em cortiça e mantas coloridas.
Um momento de descanso nas esplanadas da Praça do Giraldo, devidamente acompanhado por um café ou um gelado, é sempre uma boa oportunidade para observar o ritmo tranquilo da cidade. Já nos arredores, os sobreirais convidam a caminhadas relaxantes e à descoberta do ciclo da cortiça, produto tão associado à região. Para os mais aventureiros, Évora também pode ser vista a parir de uma perspetiva única: do alto de um balão de ar quente, sobrevoando a cidade e contemplando-a em todo o seu esplendor.
Património Mundial da Humanidade
Um simples passeio pelas ruas de Évora é suficiente para absorver a história local. A verdade é que aqui estão reunidas as condições para ver a cidade como um autêntico museu ao ar livre, onde cada pormenor arquitetónico, cada expressão popular e cada costume fazem uma ponte imaginária com o Portugal do passado.
O centro histórico da cidade é o busílis de todos estes aspetos: edifícios do período romano e neoclássico são intercalados por construções monumentais góticas e expressões do manuelino.
As diversas vidas históricas estão bem documentadas – e servem de mote a que a cidade fosse considerada Património Mundial da UNESCO em 1986. É importante, no entanto, salientar que este marco histórico partilha espaço com muitos habitantes que veem Évora como o principal sítio de trabalho e habitação. Desta forma, não só contribuem para a preservação deste património de legado infinito, como lhe acrescentam um valor humano incomparável.
O bp Ultimate Rally Raid Portugal em Évora
Badajoz será pela primeira vez local de passagem do bp Ultimate Rally Raid Portugal. A prova todo-terreno passará pelo município espanhol durante o dia 6 de abril. Esta será o único troço do dia segundo o calendário da prova. Saiba onde estão os sítios mais indicados para assistir em segurança aqui.