Cáceres

No coração da Extremadura espanhola, Cáceres é uma joia medieval que convida a viajar no tempo e não merece ser esquecida. As suas muralhas dão corpo e forma à cidade, albergando palácios renascentistas e torres centenárias: esta é uma cidade com um dos conjuntos monumentais mais bem conservados da Europa, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Com um ambiente tranquilo e autêntico, é a escolha ideal para passeios a pé, descobertas históricas e experiências gastronómicas únicas.

O que visitar

A Plaza Mayor é o ponto de partida ideal, com a Torre de Bujaco e o Arco da Estrela a marcar a entrada na Cidade Antiga. Já no seu interior, o Palácio de los Golfines de Abajo e o Palácio Episcopal são as escolhas mais óbvias para se aventurar pelas ruas empedradas.

As praças pitorescas são de captar a atenção de cada um com os seus toques cinematográficos; aliás, não é por acaso que a cidade foi uma escolha fácil para as gravações da série Guerra dos Tronos.

O que comer

Rica, cheia de história e difícil de se provar apenas uma vez. A estrela da cozinha de Cáceres é a torta del Casar, um queijo cremoso de ovelha com sabor intenso, que se come com pão fresco ou usada em pratos mais complexos.

As migas cacereñas, o jamón ibérico da Extremadura e o zorongollo – uma salada de pimentos assados – são outras especialidades inescapáveis com um sabor que conta a história da região. Por fim, para adoçar o paladar: a perrunilla e o tocinillos de cielo.

Em Cáceres, como em qualquer outra zona espanhola, a cultura das tapas permite degustar estes sabores acompanhados por qualquer bebida, especialmente em ruas de grande movimento, como a Calle Pizarro.

Migas Caceranas
Migas de Cáceres

Típico Jamón Espanhol
O famoso Jamón Ibérico

O que fazer

A Cidade Antiga reúne grande parte dos segredos de Cáceres: subir às torres, percorrer as muralhas e acabar no Museu de Cáceres, com uma impressionante cisterna hispano-árabe, é uma forma de conhecer o principal que a cidade tem para oferecer. Nos arredores, destinos como Los Barruecos ou as cidades históricas de Mérida, Elvas e Badajoz complementam a viagem.

Cáceres, dentro dos seus limites físicos, soma 41 palácios, mais de 1200 escudos senhoriais e um dos aljibes muçulmanos mais bem preservados da Península Ibérica. A cidade é também um ponto-chave da Ruta de la Plata, uma rota milenar que ligava Sevilha a Astorga e que ainda hoje é percorrida por peregrinos a caminho de Santiago de Compostela.

O bp Ultimate Rally Raid Portugal em Cáceres

O BP Ultimate Rally Raid Portugal fará uma única paragem em Abrantes a 5 de abril, passando no mesmo dia por Ponte de Sor e Coruche. Saiba onde estão os sítios mais indicados para assistir em segurança aqui.

scroll up