À descoberta do Alentejo, o município de Ponte de Sor capta rapidamente a atenção de quem por lá passa. Situado no distrito de Portalegre, o típico charme rural e a vasta oferta de paisagens naturais proporcionam uma autêntica experiência de como é a vida no interior de Portugal.
O concelho de Ponte de Sor é conhecido pela sua ligação à cortiça e ao património natural. Os mais curiosos podem explorar mais a história, bem como parte dos vestígios arqueológicos da região no Museu Municipal. Além destas relíquias, a região ganha com as vistas panorâmicas pintadas de verde e azul que preenchem as suas fronteiras.
Dentro das suas portas, são várias as festas que celebram anualmente a cultural da região e fazem questão de mostrar do que é feito o espírito do Alto Alentejo. Portanto, perca-se nos costumes e venha conhecer uma terra cheia de charme e surpresas.
O que visitar
Embora seja um sítio sossegado, há sempre algo a acontecer. Em Ponte de Sor, os destinos ligados à natureza são difíceis de enumerar; no entanto, é também a própria ligação que as pessoas têm a esta terra que lhe dá um encanto tão único. Estas são as nossas sugestões.
Rodeado de verde e azul:
Na cidade:
Locais com história:
O que comer
Os vários cursos de água que rodeiam Ponte de Sor permitem que o peixe do rio seja cozinhado de várias formas e servido em todas as épocas do ano. A carpa e o achigã, quer assados ou fritos, são dois dos exemplos mais famosos da gastronomia sorense. Mas é o valor da tradição, vindo essencialmente das práticas ancestrais de sobrevivência, que dá um destaque às carnes, ao pão e à caça.
Atividade cultural
Para ficar a par de todos os eventos, exposições, atividades e estreias no Município de Mação, visite a sua página oficial. Há ofertas gratuitas e de entrada livre; outras sugestões já requerem uma inscrição prévia ou aquisição de bilhete.