Embora fique nas margens a sul de Setúbal, Santiago do Cacém é atualmente um dos municípios mais populosos do Distrito. Privilegiado pelas pessoas e pela terra, é uma localidade que viu passar vários povos ao longo da História devido essencialmente à riqueza da sua paisagem geográfica: terras férteis, montes planos, serras cobertas de montado e uma linha costeira feita de extensas praias. A cidade, tal como os seus limítrofes, é também uma valiosa adição ao património arquitetónico de Portugal, com marcos de primórdios civilizacionais ainda de pé.
Foi aqui que chegou o 1.º automóvel a Portugal, no ano de 1895. Adquirido pelo IV Conde de Avilez, o carro, um Panhard & Levassor, veio de Paris e causou logo um grande problema na alfândega, uma vez que as autoridades na altura não sabiam se o classificariam como uma máquina agrícola ou movida a vapor. As rodas do veículo, de madeira e principalmente revistas a metal, tinham uma fraca adaptação ao terreno, fazendo com que a condução fosse ainda uma tarefa elementar e complicada.
O que visitar
A posição geográfica de Santiago do Cacém é excelente para estimular todos os gostos. Há ruínas históricas para se aventurar, grandes ondas para apanhar, longos paredões de areia para descansar e, se os mais pequenos ficarem entediados, há muitos animais felpudos para conhecer no Badoca Safari Park. Eis aqui algumas sugestões.
Para parar e descansar:
Para conhecer:
Miróbriga
O que comer
Por ter uma panóplia de opções, a gastronomia de Santiago do Cacém não se esgota em sabores. Da terra, é imprescindível abordar os principais ex-líbris do solo alentejano, as açordas, as migas e as sopas de pão. A tradição assume um papel fundamental no momento da confeção, uma vez que os pratos desta região se distinguem pelo trabalho árduo das suas pessoas: o lombo de porco assado, a sopa de Beldroegas, a carne de porco à alentejana e a sopa de lebre não só fazem parte de cada cardápio local, como contam histórias acerca da subsistência e memória de Santiago do Cacém. Afinal, a cultura faz-se, entre muitas outras coisas, daquilo que se come.
Neste sentido, o mar não deve ser posto em segundo plano. Por estas terras, é possível encontrar vários restaurantes cuja especialidade é o peixe – em grande parte dos casos, as enguias, que pode se confecionada de diversas formas, desde ensopadas a frita. A enguia é tão famosa que, nos últimos fins de semana de janeiro, acontece o Festival da Enguia.
Atividade cultural
Para ficar a par de todos os eventos, exposições, atividades e estreias no Município de Santiago do Cacém, visite a sua página oficial. Há ofertas gratuitas e de entrada livre, como outras sugestões que requerem uma inscrição prévia.
Rally Raid Portugal em Santiago do Cacém
Santiago do Cacém vai ser um dos principais pontos de passagem do BP Ultimate Rally Raid Portugal. A prova todo-terreno chegará ao município pela primeira vez no dia 3 de abril, para o primeiro e segundo troço, logo a seguir ao prólogo em Grândola. Haverá uma segunda passagem no dia seguinte à saída de Alcácer do Sal. Saiba onde estão os sítios mais indicados para assistir em segurança aqui.
Imagens da autoria da Câmara Municipal de Santiago do Cacém