Como ficam as contas do W2RC nas motos

09 abril 2024

Tosha Schareina tornou-se o primeiro vencedor do bp Ultimate Rally-Raid Portugal nas motos e acumulou os seus primeiros pontos na época do W2RC, num Mundial que continua a ser liderado por Ross Branch. O luso-alemão Sebastian Bühler também conseguiu o seu melhor resultado de sempre no Campeonato do Mundo FIM.

O triunfo de Tosha Schareina na prova das motos em Portugal e Espanha não foi propriamente surpreendente. O piloto oficial da Monster Energy Honda, de 27 anos, era apontado até pelo seu diretor desportivo, Ruben Faria, como um dos grandes candidatos à vitória na prova do ACP.

Schareina tinha começado a época com uma vitória no Prólogo do Dakar, em janeiro, mas depois sofreu logo uma violenta queda na primeira etapa na Arábia Saudita, que o deixou fora de ação durante alguns meses. Após ter falhado o Abu Dhabi Desert Challenge, o ex-piloto de motocross regressou ao melhor nível na prova do ACP e acumulou 25 pontos, que o colocam agora no quinto lugar do Mundial, empatado com o vencedor em Abu Dhabi, Aaron Mare, piloto que à última hora substituiu o lesionado Sebastian Bühler na equipa oficial da Hero.

Bühler, por outro lado, também recuperou a melhor forma física e esteve em excelente plano no bp Ultimate Rally-Raid Portugal, conseguindo o seu melhor resultado de sempre no W2RC, o segundo lugar. Com isto, o piloto de Relíquias, no concelho de Odemira, entrou diretamente para o sétimo lugar do Mundial, com 20 pontos.

O seu companheiro de equipa, Ross Branch, esteve nas três provas do campeonato até agora e continua a comandar o campeonato, conseguindo o segundo lugar no Dakar e em Abu Dhabi, e o quinto lugar na prova do ACP. Apesar de ter 61 pontos, o piloto do Botsuana viu Adrien Van Beveren encurtar a distância, no segundo lugar, já que o francês da Honda ganhou cinco pontos a Branch e está agora a 21 pontos do líder.

As outras categorias que estiveram na ronda europeia são lideradas por Romain Dumontier (Rally 2), pelo jovem português Gonçalo Amaral, que venceu a categoria Rally 3 na prova do ACP, Konrad Dabrowski (Rally2 Junior) e por Manuel Andújar (Quad).

O Desafío Ruta 40, na Argentina, é o próximo desafio para os pilotos do W2RC, entre os dias 1 e 7 de junho.

scroll up