Três pilotos para um título mundial de Rally-Raid

08 outubro 2025

O bp Ultimate Rally Raid Portugal deixou o Mundial de pilotos ao rubro. Apenas 10 pontos separam Nasser Al Attiyah, Henk Lategan e Lucas Moraes. O reino de Marrocos vai consagrar o novo campeão do mundo. Aceitam-se apostas!

O Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC) termina na próxima semana com o Rallye du Maroc (10 a 17 de outubro), que leva os pilotos novamente para as dunas e areia do deserto. A prova tem uma extensão de 2.299 km, sendo 1.478 km cronometrados, começa em Fez e termina em Erfoud, uma cidade oásis no deserto do Saara.

A Toyota quer juntar o título de pilotos ao de construtores conquistado no bp Ultimate Rally Raid Portugal. A Dacia quer abrilhantar o ano de estreia no W2RC com um título, mesmo que seja o de pilotos.

O tricampeão do mundo Nasser Al Attiyah (Dacia Sandrider) lidera o campeonato com 140 pontos, só que está mais ameaçado do que nunca por Henk Lategan (Toyota Hilux T1+ Evo), que tem 131 e Lucas Moraes (Toyota Hilux T1+ Evo), com 130. A luta promete ser escaldante no “coração” do deserto marroquino.

Nasser Al Attiyah venceu esta prova por sete vezes! e é, naturalmente, o principal favorito. “O ano passado a luta foi renhida, mas acabámos por ganhar. Vou trabalhar muito, tal como toda a equipa, para tentar repetir o feito. O que é realmente positivo é o bom espírito que reina entre nós e o facto de podermos ajudar-nos uns aos outros. Conheço muito bem a prova e sei o que fazer. A equipa está pronta, o carro é forte em deserto aberto e vou dar o meu melhor para vencer», afirmou o piloto do Qatar, que procura o quarto título consecutivo.

Henk Lategan tem sido uma revelação esta temporada e é o principal opositor de Nasser Al Attiyah. “É a primeira vez que corro em Marrocos. Claro que é uma pequena desvantagem, mas vamos fazer o melhor para chegar depressa ao melhor ritmo”, disse o sul-africano.

É a segunda época de Lucas Moraes no Mundial de Rally-Raid. Em Portugal, obteve a primeira vitória e quer terminar a época com o título de pilotos. “Estou muito próximo do Nasser e com boas hipóteses. Vai ser uma luta dura, é importante manter a concentração durante tantas horas e dias seguidos. Temos sido muito consistentes ao longo da época e vamos confiantes para Marrocos”, referiu o brasileiro.

scroll up