Alexandre Pinto é o primeiro piloto português a sagrar-se campeão do mundo de Rally-Raid na categoria SSV. O Dakar 2026 é o próximo objetivo.
O excelente desempenho de Alexandre Pinto no bp Ultimate Rally Raid Portugal abriu as portas do título mundial, que foi confirmado, esta semana, com a ausência do italiano Enrico Gaspari, o seu principal adversário, no Rallye du Maroc. A uma prova do final da época, já temos campeão do mundo de pilotos de SSV (Side-by-Side-Vehicle) e é português! Recorde-se que Bernardo Oliveira já tinha conquistado o título mundial de navegadores.
Alexandre Pinto tem 26 anos e começou a correr, em 2021, no campeonato nacional de todo-o-terreno, onde conseguiu vários pódios. Em 2024, terminou o European Baja Cup, na segunda posição, da categoria SSV e foi considerado “The Best Rookie” no Rallye du Maroc. Este ano, foi 1º dos SSV na estreia no Dakar, 3º em Abu Dhabi, 2º na África do Sul, e voltou a obter a pontuação máxima no bp Ultimate Rally Raid Portugal, uma vez que o primeiro classificado não disputa o Mundial.
“Agora sim, já sou campeão do mundo”, foram as primeiras palavras de Alexandre Pinto. “Este ano, foi tudo novo para mim e a sensação é incrível. Estou muito orgulhoso por aquilo que eu, o meu navegador, Bernardo Oliveira, a equipa Old Friends Rally e os patrocinadores conseguimos ao longo da época. No ano de estreia nestas andanças, houve muito trabalho, sacrifício e foco para conseguirmos este resultado. Este título é de todos”, afirmou. Mas nem sempre as coisas correram bem “a determinada altura do campeonato a nossa vantagem diminuiu devido a vários problemas mecânicos, mas nunca baixámos os braços, isso foi a chave para o sucesso. O todo-o-terreno está sempre a pregar partidas e temos de gerir muito bem as emoções”, frisou.
O novo campeão do mundo vai participar no Rallye du Maroc (10 a 17 de outubro) com o Polaris RZR com o objetivo de vencer e de preparar o Dakar 2026 “vamos lutar por mais”, garantiu. Alexandre Pinto espera defender o título de SSV no próximo ano “vamos ver o que acontece. Quero mostrar o nosso potencial e levar a bandeira portuguesa ao Campeonato do Mundo de Rally-Raid”, concluiu.