1º CARRO | LUCAS MORAES | TOYOTA GAZOO RACING W2RC
“Foi uma corrida muito especial para mim. No ano passado corri aqui e fiquei no pódio. Ver todos os fãs e todo o apoio que temos, também como brasileiros em Portugal, foi incrível. Eu sabia que era uma prova muito importante para o campeonato e também uma oportunidade fantástica para pilotar. Fomos muito consistentes e acho que isso fez a diferença. As etapas foram muito exigentes, nada fáceis, porque o carro está feito para correr no deserto e aqui, às vezes, o percurso era demasiado estreito. Tivemos de ter muito cuidado com os pneus e para não bater em nada nas margens. Mas estou muito, muito feliz por poder vencer isto para o Brasil. É a primeira vez que um piloto brasileiro vence uma ronda do W2RC. O carro esteve perfeito todos os dias. Houve uma boa luta com os colegas de equipa, fizemos 1-2 para a equipa, e também conquistámos o título de construtores. Foi um grande resultado e uma semana fantástica. Tenho orgulho da equipa e daquilo que fizemos juntos. No início havia alguma estratégia de equipa, porque o Henk estava um pouco mais à frente no campeonato. A ideia era talvez ele ganhar, para ficar mais perto do Nasser. Mas mantivemos o ritmo. Sabíamos que tínhamos andamento e dissemos: ´temos hipótese de ganhar a corrida, vamos continuar´. O mais importante era garantir o 1-2, sem arriscar os dois carros, e foi isso que fizemos. Agora, estamos os dois muito próximos do Nasser e com boas hipóteses para Marrocos. Agora é tempo de celebrar um pouco e depois, a partir de segunda-feira, começamos a pensar em Marrocos. Vai ser uma luta dura, mas como equipa devemos estar orgulhosos. Fomos consistentes toda a semana, por isso, vamos confiantes para Marrocos.”
2º CARRO | HENK LATEGAN | TOYOTA GAZOO RACING W2RC
“Foi uma prova muito boa. Foi a nossa primeira vez numa prova do W2RC na Europa. Chegámos sabendo a nossa posição no campeonato. Havia alguma pressão. E como foi a primeira vez que corremos neste tipo de terreno, era tudo uma questão de ganhar experiência. Normalmente, são precisos alguns anos para se ser rápido nestas provas, e vir logo ao ritmo foi muito positivo. Foi encorajador para o futuro e estou feliz com o trabalho que fizemos. O Brett esteve impecável nas notas. O carro funcionou muito bem, por isso, no geral, estou satisfeito. E agora Marrocos, a lutar pelo título contra o Lucas e o Nasser. Até agora só tinha feito o Dakar e uma prova na África do Sul. O resto é tudo novo. Marrocos também será a primeira vez para mim e para o Brett. O desafio é adaptar-nos ao terreno, mas já estamos habituados ao carro e à equipa. Claro que é uma pequena desvantagem, mas vamos fazer o melhor para chegar depressa ao ritmo.”
3º CARRO | SÉBASTIEN LOEB | THE DACIA SANDRIDERS
“O nosso objetivo para Marrocos é vencer o campeonato de pilotos com o Nasser e também preparar o Dakar. É essencial fazermos um bom rali em Marrocos. Aqui em Portugal vimos que o carro tem potencial. Cometi um erro no segundo dia que me afastou da luta pela vitória, mas de resto correu bem. Portugal é muito diferente de Marrocos ou Dakar, por isso, não era o local ideal para testar. Vamos procurar bons acertos para este tipo de rali e focar-nos na fiabilidade do carro. As regras são muito restritas, não há muito espaço para grandes mudanças, mas pequenos ajustes podem ser decisivos para estarmos a 100%.”
LÍDER DO W2RC PILOTOS | NASSER AL-ATTIYAH | THE DACIA SANDRIDERS
“Primeiro, parabéns ao Lucas e ao Henk pelo grande resultado. Para a Dacia foi a primeira vez aqui em Portugal e percebemos que é uma prova muito dura para os carros. A Toyota tem muita experiência neste tipo de ralis. Mesmo assim, nos últimos dois dias estivemos perto da frente. É um carro novo e estamos a aprender o que precisamos de melhorar. Para provas em Marrocos, em pleno deserto aberto, já temos a chave. Já no ano passado ganhámos lá com a Dacia. O objetivo é defender o título e vamos dar o máximo. Para Marrocos tenho muita experiência, já venci seis vezes. Sei o que fazer. A equipa está pronta e o carro deve estar forte em todo-o-terreno aberto. Vamos trabalhar dia a dia para gerir bem e ganhar o campeonato.
JEAN-MARC FORTIN, DIRETOR DESPORTIVO DA EQUIPA TOYOTA GAZOO RACING DE RALLY RAID E DAKAR W2RC
“Tenho como que uma equipa de futebol e conheço um grande treinador português que diz sempre: ´o que se passa dentro da equipa, fica dentro da equipa.´ Não vou alongar-me. O importante é que conseguimos o 1-2 e isso é fantástico. Três títulos consecutivos para a Toyota é extraordinário.