Conferência de Imprensa Final FIM

28 setembro 2025

1º MOTO E CAMPEÃO MUNDIAL 2025| DANIEL SANDERS | RED BULL KTM FACTORY RACING

“Uma grande semana e estou super feliz com o desfecho: garantir o Campeonato do Mundo mais cedo e ainda conseguir a vitória em Portugal. É mesmo muito bom e ficamos sempre felizes quando ganhamos. Todos os dias foi um pouco diferente, desde os pisos, aos pneus, à extensão das especiais, até à chuva de ontem, que mudou tudo. Gostei muito da prova. Passei muito tempo na mota, o que me surpreendeu, pois pensei que as etapas seriam mais curtas, por causa das restrições de correr na Europa.”

 

2º MOTO | TOSHA SCHAREINA | MONSTER ENERGY HONDA HRC

“Foi uma boa luta. Ontem (sábado) perdi quatro minutos. Foi um erro de navegação. Não tenho desculpa, faz parte do jogo. O Daniel fez um grande trabalho, merece o campeonato e a vitória na prova. Mas temos de melhorar. Vou preparar-me para Marrocos e espero ter outra oportunidade.”

 

3º MOTO | LUCIANO BENAVIDES | RED BULL KTM FACTORY RACING

“Sempre que subimos à mota queremos lutar pela vitória — esse é também o objetivo principal da equipa Red Bull KTM Factory. Mas estou muito feliz por conseguir mais um pódio e também uma vitória em etapa, porque desde o Dakar ainda não tinha vencido especiais. Também estou muito contente por o Daniel ter ganho o título, já que assim mantivemos o troféu na equipa. A luta em Marrocos vai ser pelo segundo lugar: eu, o Ricky e o Tosha estamos muito próximos em pontos. Vai ser uma boa batalha.”

 

1º MOTO RALLY 2 | EDGAR CANET | RED BULL KTM FACTORY RACING

“No ano passado ainda não estava a correr e o Bruno ganhou. Este ano treinei em Portugal, mas acho que o Bruno é o piloto mais rápido do país. Estou muito feliz, mas também pela KTM. Acho que estou a dar passos importantes em todas as provas e a melhorar em todos os aspetos. Nesta não cometi erros de navegação nem sofri penalizações. Foi um bom resultado.”

 

1º QUAD E VENCEDOR DA TAÇA DO MUNDO | GAËTAN MARTINEZ – CF MOTO THUNDER RACING

“No início não pensei muito no campeonato. É uma grande conquista, tanto a nível pessoal como para a marca e para a equipa. É um passo importante, pois foi a primeira vez que fizemos o campeonato completo.”

 

ANDREAS HÖLZL – TEAM MANAGER RED BULL KTM FACTORY RACING

“Ter um campeão do mundo aqui é perfeito. O segredo? Bem, só o Daniel sabe... Mas temos de reconhecer a forma como geriu toda a época, desde o arranque no Qatar, vencendo várias provas e etapas. Foi algo nunca visto na KTM. Correu de forma muito inteligente e estou super orgulhoso. Também com o Luciano, que esteve sob pressão e correspondeu. Tê-lo no pódio foi excelente. Dentro de duas semanas estamos em Marrocos, espero que tudo corra bem. E também parabéns ao Edgar, o nosso rookie, apenas com 20 anos. Tem apenas um ou dois anos de rally e já mostra ser o futuro. Quero ainda recordar uma frase de um patrocinador nosso, que já faleceu: ´se queremos alcançar objetivos em conjunto, temos de falar uns com os outros e não uns sobre os outros.´ É esse o espírito que a KTM precisa. Estes três pilotos puxam uns pelos outros e ajudam-se, e assim atingimos os objetivos.”

 

1º PORTUGUÊS | BRUNO SANTOS | BS FRUTAS PATRICIA PILAR

“Não aconteceu o que eu gostaria. Estes pilotos são fantásticos, de outro nível, extremamente rápidos. O dia de hoje é exemplo disso. Dei o meu melhor. Pensei que no final tinha estado muito bem, já que o meu objetivo era mais alto. É muito difícil para mim competir no deserto, não é o meu habitat natural. Nós, europeus, estamos habituados a trilhos fechados, com árvores. Mesmo assim, fico feliz por estar aqui e poder competir a este nível. Entrei tarde no todo-o-terreno, mas cresci como piloto e poder estar a lutar contra estes nomes já é um privilégio. Gostava de ter ganho uma etapa, mas tive uma penalização de um minuto por velocidade. O nível está muito mais competitivo este ano. Há muitos pilotos rápidos, o que é bom para Portugal, para a competição e para o campeonato.”

scroll up