Mais de 1.400 quilómetros de aventura

18 setembro 2025

A vila de Grândola, no distrito de Setúbal, volta a ser a base operacional do bp Ultimate Rally Raid Portugal. É aí que se realiza e prólogo e a cerimónia de partida de uma aventura que atravessa as regiões do Alentejo, do Ribatejo e da Estremadura espanhola. No total, os pilotos vão percorrer 2.160 km, dos quais 1.405 são ao cronómetro. Depois do “aquecimento” no prólogo, os pilotos têm pela frente cinco etapas, com caraterísticas e tipos de terreno muito diferentes. Nesse aspeto, a prova é um verdadeiro desafio para pilotos de automóveis e motos.

A partir de 19 de setembro, as equipas começam a ocupar o bivouac e parque de assistência da prova, instalado no Parque de Feiras e Exposições de Grândola. É nesse local que são feitas as verificações técnicas e administrativas, nos dias 21 e 22 de setembro. É igualmente aí que, no dia seguinte, se realiza o briefing geral. Também na terça-feira começa a competição, com um espetacular prólogo de 5 quilómetros, que começa e termina ao lado do Parque de Feiras e Exposições. Os resultados dessa classificativa-espetáculo vão determinar a ordem de partida para a primeira etapa. No final da tarde tem lugar a cerimónia de partida, aberta ao público.

A primeira etapa do bp Ultimate Rally Raid Portugal disputa-se no dia 24, com um total de 300 km cronometrados. O início é ligeiramente diferente do utilizado o ano passado. O percurso vai mais para sul, na direção de Beja, uma zona que oferece excelentes condições. É uma etapa aberta, com bom piso que termina próximo de Grândola, sendo os 30 km finais em areia.

A segunda etapa começa em Portugal e termina em Espanha, tem lugar no dia 25 e é a mais longa, com 430 km ao cronómetro. Os dois primeiros setores seletivos são em Portugal, na zona de Ponte de Sor e Mação. A primeira parte é em estradões com muitos eucaliptos e pinheiros. A zona de Ponte de Sor é mais arenosa e a de Mação mais montanhosa e com piso duro. A etapa termina em Espanha, numa zona plana que leva até Badajoz.

No dia 26, os pilotos cumprem a terceira etapa, totalmente disputada em Espanha. É um troço de 300 km espetacular, muito rápido e com bom piso, onde vão encontrar areia, ao melhor estilo dos rally-raids disputados em outros continentes.

A quarta etapa traz os pilotos de regresso a Portugal, no dia 27. A primeira parte da etapa de sábado é um setor relativamente estreito e duro, ainda em território espanhol. Depois, entram em Portugal pela zona de Reguengos, Portel e Évora, numa mistura de pisos bons com outros mais duros. É um percurso tipicamente alentejano, que termina já em Lisboa.

As grandes decisões do bp Ultimate Rally-Raid Portugal estão marcadas para domingo, dia 28, com uma etapa de 110 km, com início e final em Lisboa, junto ao Padrão dos Descobrimentos. Na quinta etapa os pilotos voltam a encontrar floresta, com muitos eucaliptos, na zona de Coruche e Salvaterra de Magos. O setor seletivo termina na icónica Casa Cadaval.

O bp Ultimate Rally Raid Portugal vai passar pelos municípios de Abrantes, Almeirim, Beja, Coruche, Évora, Ferreira do Alentejo, Grândola, Mação, Mourão, Ponte de Sor, Portel, Reguengos de Monsaraz e Salvaterra de Magos, bem como pela cidade de Badajoz, que recebe o evento durante dois dias.

scroll up