Vão ser cinco dias a andar a fundo, com o aliciante de a prova portuguesa poder ser determinante para o título de pilotos.
Os melhores pilotos e equipas do mundo de todo-o-terreno vão estar no nosso país, entre 22 e 28 de setembro, para disputar a bp Ultimate Rally Raid Portugal, quarta prova do Campeonato do Mundo de Rally Raid, que tem a designação W2RC. Vão ser cinco dias a andar a fundo, com o aliciante de a prova portuguesa poder ser determinante para o título de pilotos.
A exemplo do ano anterior, a prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) é a única disputada na Europa e vai contar com os principais pilotos de automóveis e motos que estiveram no Dakar 2025, o que garante grande espetacularidade nos estradões do Alentejo, Ribatejo e Estremadura espanhola.
A grande novidade deste ano é a montagem de um terceiro bivouac, em Lisboa. Para além de Grândola e de Badajoz, a Doca de Pedrouços, em Belém, vai ser a base operacional dos dois últimos dias de prova.
O percurso inclui:
- Prólogo em Grândola (5 km)
- Etapa 1: Grândola – Grândola (300 km)
- Etapa 2: Grândola – Badajoz (430 km)
- Etapa 3: Badajoz – Badajoz (300 km)
- Etapa 4: Badajoz – Lisboa (260 km)
- Etapa 5: Lisboa – Lisboa (110 km)
O campeonato é composto por cinco provas disputadas em três continentes e chega a Portugal em aberto. As três rondas já realizadas tiveram vencedores diferentes.
Cinco pilotos ainda podem ser campeões
Atualmente, Nasser Al-Attiyah (Dacia) lidera com 20 pontos de vantagem sobre Henk Lategan (Toyota) e 25 sobre Lucas Moraes (Toyota). Tudo indica que o campeão mundial sairá deste trio, embora Seth Quintero (Toyota) e o vencedor do Dakar 2025, Yazeed Al-Rajhi (Toyota), ainda mantenham uma palavra a dizer.
Um eventual deslize dos Toyota pode praticamente entregar o título ao piloto da Dacia. Pelo contrário, uma vitória dos homens da marca japonesa relança a luta para a derradeira prova, o Rali de Marrocos (10 a 17 de outubro).
João Ferreira (Toyota) é o português melhor classificado, na 9ª posição, com 40 pontos, em igualdade com o nove vezes campeão do mundo de ralis Sébastien Loeb.
Toyota em vantagem nos construtores
No campeonato de construtores, a Toyota Gazoo Racing lidera com 311 pontos, seguida da Dacia com 219 e da Ford M-Sport com 190. A marca japonesa parece bem encaminhada para conquistar o título, embora a Dacia esteja a protagonizar uma estreia muito competitiva no todo-o-terreno.