O Rallye de Marrocos decidiu os títulos do Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC) e Nasser Al-Attiyah confirmou o ‘tri’ na prova africana, com uma estreia vitoriosa ao volante do novo Dacia. Ross Branch (Hero) conquistou o título principal nas motos.
Nasser Al-Attiyah e Edourd Boulanger levaram o novo Dacia à vitória no Rallye de Marrocos e, com isso, sagraram-se campeões do Mundo de Rally-Raid nos automóveis, o terceiro título consecutivo do piloto Qatari no W2RC. Yazeed Al-Rajhi e Timo Gottschalk (Toyota), que chegaram a Marrocos em luta direta com a dupla da Dacia, não foram além do terceiro lugar nas areias marroquinas e são vice-campeões mundiais, logo na frente de outra dupla da Toyota, Lucas Moraes e Armand Monleon. A MINI/X-Raid colocou Guillaume de Mevius no segundo lugar em Marrocos, mas a Toyota conquistou o terceiro título consecutivo de construtores.
O lituano Rokas Baciuska (Can-Am) sagrou-se campeão mundial na categoria Challenger e o saudita Yasir Seaidan (Can-Am) fez o mesmo entre os SSV, com escassos dois pontos de vantagem sobre o equatoriano Sebastian Guayasamin (Can-Am)!
Ross Branch no topo
Nas motos, o australiano Daniel Sanders (KTM) venceu o Rallye de Marrocos, mas Ross Branch (Hero) celebrou o seu primeiro título no W2RC. O piloto do Botswana terminou o campeonato na frente de Adrien Van Beveren (Honda) e do vencedor do bp Ultimate Rally-Raid Portugal, Toscha Schareina (Honda). A equipa oficial da Honda, liderada pelo português Ruben Faria, garantiu o título de construtores na competição da FIM.
O sul-africano Bradley Cox (Rally2), o polaco Konrad Dabrowski (Junior), o chileno John Medina Salazar (Rally3), o argentino Manuel Andujar (Quads) e Sebastian Urquia (Senior).
Recorde-se que o Campeonato do Mundo de Rally-Raid estreou-se em Portugal, no passado mês de abril, com o bp Ultimate Rally Raid Portugal. A prova do Automóvel Club de Portugal vai manter-se no calendário para 2025, de 22 a 28 de setembro.