Prova do Automóvel Club de Portugal volta a ser a única do Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC) disputada na Europa. Época de 2025, revelada hoje, passa também pelo Dakar, Abu Dhabi, África do Sul e Marrocos.
As máquinas e pilotos do Dakar regressam a Portugal de 22 a 28 de setembro do próximo ano, para a segunda edição do bp Ultimate Rally-Raid Portugal. A FIA, a FIM e a ASO, promotor do Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC), confirmaram, hoje, o calendário de 2025, onde a prova do Automóvel Club de Portugal se junta ao Dakar, na Arábia Saudita, ao Abu Dhabi Desert Challenge, ao South African Safari Rally (uma novidade absoluta) e ao Rallye de Marrocos, que fecha o campeonato, em outubro. São cinco países, em três continentes, com a prova portuguesa, a ser a única disputada na Europa, a exemplo do que aconteceu este ano.
Recorde-se que a primeira edição do bp Ultimate Rally-Raid Portugal disputou-se em abril, com um percurso de mais de 1.700 quilómetros pelos trilhos do Alentejo, Ribatejo e da Estremadura espanhola. O campeão do Mundo em título, Nasser Al-Attiyah (automóveis), e o espanhol Tosha Schairena (motos) foram os vencedores da edição inaugural, que atraiu largos milhares de espectadores à base da prova, em Grândola, e às diferentes etapas disputadas em Portugal e Espanha.
CALENDÁRIO W2RC 2025
Dakar (Arábia Saudita) 3 a 17 janeiro
Abu Dhabi Desert Challenge 21 a 27 fevereiro
South African Safari Rally 18 a 24 maio
bp Ultimate Rally-Raid Portugal 22 a 28 setembro
Rallye du Maroc 10 a 17 outubro
Em discurso direto
Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal:
"A continuidade do bp Ultimate Rally-Raid Portugal no Mundial de Rally-Raid mostra a excelência das nossas organizações desportivas. Depois do sucesso da primeira edição, única na Europa e elogiada por todos – pilotos, equipas, federações e promotor -, queremos repetir e melhorar a fórmula em 2025 para podermos proporcionar mais um grande espetáculo aos milhões de adeptos que nos seguem em todo o Mundo e contribuir, mais uma vez, para a atratividade do destino Portugal."
David Castera, Diretor de Desportos Motorizados da Amaury Sport Organisation (ASO), promotor do W2RC:
"Em breve vamos fazer três anos desde o lançamento do campeonato. A nossa prioridade foi consolidar um conjunto de provas que agora estão bem diferenciadas. O bp Ultimate Rally-Raid Portugal regressa após a estreia esta temporada, tal como tinha acontecido com o Desafío Ruta 40 YPF Infinia, antes dele. A ausência da Argentina no calendário de 2025 não significa que esta prova deixou de ter um lugar no W2RC. Na verdade, o que pretendemos é alternar eventos. É isso que vamos começar a fazer na próxima temporada."
Mohammed Ben Sulayem, presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA):
"O Campeonato do Mundo de Rally-Raid da FIA continua a estabelecer o padrão para os ralis cross-country, e estamos encantados por testemunhar este sucesso crescente, tanto em termos de competição, como de presença global. A temporada de 2025 contará com equipas experientes e novos concorrentes que vão mostrar as tecnologias inovadoras da FIA, em alguns dos cenários naturais mais espetaculares do planeta."
Jorge Viegas, presidente da Federação Internacional de Motociclismo (FIM):
"A época de 2025 vai marcar um capítulo significativo para o Campeonato do Mundo de Rally-Raid da FIM. Durante a temporada de dez meses, que começará na Arábia Saudita e terminará em Marrocos, é importante notar que o campeonato visita África em ambos os hemisférios – sul e norte –, o que reforça o estatuto global da série e confirma que o vencedor final será um verdadeiro Campeão do Mundo da FIM."