Depois do bp Ultimate Rally-Raid Portugal, o Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC) prosseguiu com o Desafío Ruta 40, na Argentina, onde Ricky Brabec (Honda) venceu a prova das motos pela margem mais pequena de sempre: escassos 15s! Yazeed Al-Rajhi (Toyota) também triunfou nos automóveis com apenas 40s de vantagem sobre o vencedor em Portugal, Nasser Al-Attiyah (Prodrive).
O Desafío Ruta 40 foi uma prova imprópria para cardíacos, pois tanto nos automóveis como nas motos, a incerteza quanto ao vencedor durou até aos derradeiros quilómetros! Nas motos, Ricky Brabec regressou da melhor forma ao campeonato e venceu após um duelo emocionante com o seu companheiro na Monster Energy Honda, Tosha Schareina, que tinha ganho em Portugal.
No final das cinco etapas, os dois pilotos da Honda ficaram separados por incríveis 15 segundos após 1.536 quilómetros cronometrados! Foi a margem de vitória mais curta de sempre na história do W2RC.
A Honda dominou por completo a prova argentina, pois Adrien Van Beveren completou o pódio na ronda sul-americana e Skyler Howes também terminou no top 4, na frente do ainda líder do campeonato, Ross Branch (Hero). O luso-alemão Sebastian Bühler foi o sétimo classificado na Argentina. A Honda, que conseguiu o primeiro ‘1-2-3’ de um construtor na categoria-rainha, também venceu na categoria Rally2, por intermédio de Romain Dumontier.
O argentino Manuel Andújar venceu em ‘casa’ nos Quads e celebrou já a conquista do título mundial.
Duelo espetacular entre Al-Rajhi e Al-Attiyah
A prova dos automóveis também foi muito disputada, já que Yazeed Al-Rajhi e Nasser Al-Attiyah lutaram intensamente pelo primeiro lugar e o piloto saudita da Toyota Overdrive conseguiu bater o bicampeão do Mundo por escassos 45 segundos! Foi a segunda margem de vitória mais curta de sempre no Mundial dos automóveis, só superada pelos 22 segundos com que Sébastien Loeb bateu Al-Attiyah na Andaluzía, em 2022.
O pódio na Argentina ficou completo com o local Sebastian Alpern, num MINI JCW da X-Raid. Nos Challenger, novo triunfo para o lituano Rokas Baciuska (Can-Am), enquanto nos SSV a vitória foi para o espanhol Ricardo Ramilo (Can-Am), navegado pelo português Fausto Mota.
O Campeonato do Mundo de Rally-Raid vai agora rumar a África e ao Rali de Marrocos, para a quinta e última prova da época, de 5 a 11 de outubro.