O bp Ultimate Rally-Raid Portugal teve várias pilotos femininas e ainda marcou a estreia de Maria Luís Gameiro com o mais recente Mini desenvolvido pela X-Raid e assistido pela M Racing. Uma prova dura, que a piloto de Cascais superou dentro do top 10 da categoria Ultimate.
A prova do Automóvel Club de Portugal teve uma robusta participação de pilotos femininas, inclusive da vencedora do último Dakar na categoria Challenger, a espanhola Cristina Gutiérrez, que, azarada, sofreu um aparatoso acidente e desistiu logo na Etapa 1. Mas pilotos como Maria Luís Gameiro, Magdalena Zajac, Aliyyah Koloc, Dania Akeel, Puck Klaassen ou Rebecca Busi também enfrentaram o desafio dos mais de 1.000 quilómetros do bp Ultimate Rally-Raid Portugal.
Entre estas, a grande novidade era a presença de Maria Luís Gameiro com o mais recente Mini John Cooper Works T1+ desenvolvido pela X-Raid e assistido pela M Racing.
A piloto de Cascais, ainda a recuperar de uma fratura na mão direita sofrida numa sessão de ginásio, superou o desafio com distinção, conseguindo o 10.º posto da categoria Ultimate e o 30.º lugar da classificação geral.
“Foi um grande, grande desafio para mim. Foi a primeira vez que conduzi este carro, ainda para mais numa prova com este grau de exigência. Tivemos alguns contratempos, coisas naturais nas corridas, mas a minha adaptação ao carro tem sido boa e notei que vinha a melhorar o desempenho etapa após etapa. O percurso era muito giro e variado, mas confesso, partir de uma posição atrasada, como no último dia de prova, torna tudo ainda mais exigente já que a pista já está muito degradada. A minha cabeça parecia um flipper dentro do carro!”, apontou Maria Luís Gameiro, que foi navegada pelo experiente José Marques. “Estou muito feliz de voltar a ter o José Marques como navegador. A minha experiência anterior com ele foi muito positiva e não tenho dúvidas de que o José foi uma ajuda fundamental para toda a equipa”, disse Maria Luís Gameiro.
Poucos dias depois de terminarem o bp Ultimate Rally-Raid Portugal, Maria Luís Gameiro e José Marques rumaram a Espanha para disputarem o Rally TT Jaen Mar de Olivos, prova de abertura do Campeonato de Espanha de Ralis TT, onde conseguiram o 7.º lugar da geral e 2.º da categoria Ultimate.