A vitória no bp Ultimate Rally-Raid Portugal deu a Nasser Al-Attiyah o comando do Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC), ultrapassando o anterior líder, Carlos Sainz. O piloto do Qatar, navegado por Edouard Boulanger, somou 45 pontos na prova do ACP e vai tentar chegar ao seu terceiro título mundial.
Sainz tinha vencido o Rali Dakar, mas não alinhou no Abu Dhabi Desert Challenge, ganho por Al-Attiyah. Isto tornou o bp Ultimate Rally-Raid Portugal um verdadeiro ‘tira-teimas’ entre dois dos melhores e mais consagrados pilotos do mundo.
O veterano piloto espanhol, em estreia com o novo Mini da X-Raid, admitiu logo na conferência de imprensa inicial que não planeia disputar todo o Mundial, mas mesmo assim era apontado como um forte candidato à vitória na prova do ACP, até pelo facto de uma das etapas ser disputada em Espanha.
Só que Al-Attiyah esteve imparável ao longo da semana e foi o jovem João Ferreira a assumir o papel de principal opositor do bicampeão do Mundo de Rally-Raid e cinco vezes vencedor do Dakar. O forcing final de João Ferreira, contudo, não foi suficiente para surpreender Nasser Al-Attiyah, que venceu duas etapas e mostrou-se muito consistente ao longo de toda a prova.
Como no W2RC a vitória numa etapa dá cinco pontos adicionais, Al-Attiyah acumulou um total de 45 pontos, contra os 34 de João Ferreira – em estreia na categoria-rainha do Mundial –, os 31 pontos de Lucas Moraes e os 24 pontos de Sainz.
Confira a classificação do W2RC após a terceira de cinco provas do calendário:
1.º N. Al-Attiyah (Prodrive), 112 pontos
2.º C. Sainz (Audi / Mini), 100
3.º Y. Al-Rajhi (Toyota), 79
4.º L. Moraes (Toyota), 76
5.º G. Chicherit (Toyota), 69
(…)
10.º J. Ferreira, 37 (Mini)
A próxima prova será o Desafío Ruta 40, de 1 a 7 de junho, na Argentina.