Os pilotos das motos abriram as “hostilidades” do primeiro dia competitivo do bp Ultimate Rally-Raid Portugal, com a disputa de um Prólogo com 3,53 quilómetros de extensão, em plena vila de Grândola.
Tosha Schareina, piloto oficial da Monster Energy Honda Team, foi o mais rápido, com o tempo de 3m29s, com uma vantagem de dois segundos sobre o companheiro de equipa, o francês Adrien van Beveren. “É importante ter uma boa posição de partida. O terreno estava bastante escorregadio, mas diverti-me bastante e agora vou atacar nos seletores seletivos da tarde”, referiu o espanhol.
O líder do W2RC, Ross Branch, do Botswana, estabeleceu o terceiro tempo entre os pilotos do RallyGP, com a moto da Hero Motorsports Rally Team. O seu companheiro de equipa, o luso-alemão Sebastien Bühler, foi quarto e Pablo Quintanilla, da Honda, completou os cinco primeiros.
Edgar Canet (KTM) foi o mais rápido dos pilotos do Rally2 e o terceiro da geral. O espanhol foi seis segundos mais rápido do que o sul-africano Bradley Cox, da equipa Bas World KTM Racing Team. O português Gonçalo Amaral liderou entre os Rali 3, com a sua Honda.
Nos quads, Manuel Andujar registou o melhor tempo de 3min 45s entre os 10 pilotos de quadriciclos e foi dois segundos mais rápido do que o rival polaco Kamil Wisniewski. As Yamahas ocuparam as quatro primeiras posições da classificação.
O prólogo disputado esta manhã determinou a ordem de partida para os dois primeiros seletivos que vão ser disputados ainda hoje.