Luta pelo título intensifica-se em Portugal

27 março 2024

A espetacular lista de 169 inscritos do bp Ultimate Rally-Raid Portugal inclui a esmagadora maioria dos pilotos que ocupam o top 20 do Campeonato do Mundo FIA de Rally-Raid, liderado por Carlos Sainz. O piloto espanhol, que se estreia com o novo MINI da X-Raid, chega a Portugal em luta direta com Nasser Al-Attiyah (Prodrive Hunter) e com a fortíssima armada da Toyota.

Os adeptos portugueses e espanhóis vão poder ver as grandes máquinas e estrelas do Dakar em competição pelo título mundial FIA do W2RC. Uma discussão que ganhou ainda mais interesse com a chegada de Carlos Sainz à X-Raid MINI JCW Team, depois do consagrado piloto espanhol ter ganho o último Dakar com a Audi.

O sucesso de Sainz na Arábia Saudita deu-lhe o comando do Mundial, mesmo sem ter participado no Abu Dhabi Desert Challenge, onde Nasser Al-Attiyah e o Prodrive Hunter T1+ se superiorizaram à concorrência. Apenas nove pontos separam os dois primeiros classificados antes da ronda em Portugal e Espanha, um terreno que até é familiar a ambos, apesar do caráter inédito da prova do Automóvel Club de Portugal.

Mas Sainz e Al-Attiyah não estão sozinhos na luta pelo título. Cinco dos seis lugares seguintes na tabela do W2RC são ocupados por pilotos da Toyota, divididos entre a Toyota Gazoo Racing e a Overdrive Racing. Guerlain Chicherit, que em Portugal se volta a reunir com o navegador Mathieu Baumel, é o terceiro classificado do Mundial, a 12 pontos de Sainz e logo na frente de Guillaume De Mévius, que brilhou no último Dakar, com o segundo lugar.

As Hilux T1+ de Yazeed Al-Rajhi, Lucas Moraes, Seth Quintero e Juan Cruz Yacopini também são candidatas aos primeiros lugares, havendo expectativa para ver o que poderão fazer os portugueses Tiago Reis e João Ramos, com máquinas semelhantes.

João Ferreira entre os favoritos

Adição-surpresa à ‘rainha’ categoria Ultimate, o jovem João Ferreira é outro forte candidato à vitória, depois de ter abdicado da categoria SSV para antecipar o regresso ao MINI da X-Raid, semelhante ao que usou para conquistar a segunda vitória na Baja Portalegre 500, em 2023.

Também entre os Ultimate, destaque para os irmãos brasileiros Cristian e Marcos Baumgart, com os Hunter da Prodrive, para o sul-africano Saood Variawa, aposta da Toyota Gazoo Racing South Africa, e para Denis Krotov, noutra Toyota Hilux T1+.

Como é habitual, a categoria Challenger também poderá colocar alguns dos melhores protótipos ex-T3 em posições de destaque, num Mundial que é liderado pelo jovem lituano Rokas Baciuska (Can-Am). O norte-americano Austin Jones (Can-Am) venceu em Abu Dhabi e está logo atrás, mas há uma oposição de luxo aos melhores representantes da Can-Am. Do lado da Taurus, marca que venceu o Dakar, surgem Cristina Gutierrez – apenas a segunda mulher a vencer o Dakar – e o pluricampeão do Mundo de Ralis, Sébastien Loeb, embora nenhum deles pontue para o W2RC.

Nos SSV da antiga categoria T4, o campeonato é liderado pelo saudita Yasir Seaidan (Can-Am), na frente do equatoriano Sebastian Guayasamin (Can-Am).

LISTA DE INSCRITOS FIA

scroll up