O BP Ultimate Rally-Raid Portugal coloca as grandes estrelas do Mundial de Rally-Raid lado-a-lado com os pilotos e equipas do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT), considerado um dos mais competitivos da Europa. Tiago Reis e Valter Cardoso (Toyota Hilux T1+) lideram a ‘armada’ nacional.
Esta será a segunda prova do campeonato sob a égide da FPAK, cuja pontuação no BP Ultimate Rally-Raid Portugal será atribuída no final da Etapa 2, na quinta-feira (4 de abril). Depois disso, os concorrentes do CPTT podem continuar em prova, em competição direta com os melhores do mundo e aproveitando a exposição pública e mediática do evento do Automóvel Club de Portugal.
No arranque do campeonato, na ESC Online Baja TT Montes Alentejanos, os campeões em título Tiago Reis e Valter Cardoso começaram a época a ganhar, com a Toyota Hilux T1+. As duas Hilux T1+ dominaram os primeiros lugares à geral, já que João Ramos e Jorge Carvalho terminaram no segundo lugar, deixando antever novo duelo na prova do ACP.
A cada vez mais competitiva categoria T3 do Campeonato de Portugal recebeu ‘reforços’ importantes para 2024, mas os campeões João Dias / João Miranda (Can-Am) continuam a ser referências na categoria, subindo ao pódio absoluto na abertura da época e batendo os seus companheiros de equipa Armindo Araújo e João Pedro Ré (Can-Am). Alexandro Pinto e Bernardo Oliveira (Can-Am) fecharam o top 5 na primeira prova, enquanto João Monteiro e Nuno Morais colocaram um T4 nos seis primeiros da geral.
Nos T1, uma das categorias mais concorridas e que este ano tem um título nacional independente dos T1+, o espanhol José Luís Garcia (T1) foi o primeiro vencedor da época, com o MINI JCW Rally, mas há vários pilotos portugueses com aspirações à vitória na ronda do ACP. Carlos Silva (T2), Joel Marrazes (T8) e Miguel Teodoro (T9) também chegam à segunda prova do CPTT na liderança das respetivas categorias.