A importância da segurança

18 março 2024

A organização do Automóvel Club de Portugal elaborou um exigente plano de segurança para o BP Ultimate Rally-Raid Portugal, uma prova inédita e com um percurso de mais de 1.700 quilómetros. A colaboração dos espectadores será, como sempre, fundamental.

A estreia do Campeonato do Mundo de Rally-Raid em Portugal vai trazer as grandes estrelas e máquinas do Dakar à Península Ibérica, mas as características do evento também representam um desafio acrescido para a equipa do Automóvel Club de Portugal. São mais de 1.000 quilómetros de setores seletivos, mais de 1.700 quilómetros de percurso total, e uma gigantesca operação logística que se estende pelo Alentejo, Ribatejo e pela Estremadura espanhola.

Para se ter uma ideia, Orlando Romana (Diretor do Evento) e Jaime Santos (Diretor de Segurança) já percorreram, em conjunto, mais de 15.000 quilómetros no terreno desde dezembro, para elaborarem um plano de segurança que envolve mais de 400 elementos do ACP, em articulação com a GNR, corporações de bombeiros e equipas das autarquias envolvidas no evento (municípios e juntas de freguesia).

Missão conjunta

"A segurança é, sempre, uma prioridade absoluta, mas uma prova como esta, com um percurso tão extenso, obriga-nos a reforçar todos os meios e a tentar antecipar o maior número possível de variáveis ao longo de 1.700 quilómetros. Não é fácil", afirma Jaime Santos.
"Como sempre, aqui a colaboração dos espectadores será fundamental. Vamos ter, certamente, muitos milhares de aficionados, em Portugal e Espanha, mas peço a todos que respeitem sempre as ordens dos comissários de pista e das forças de segurança, que se coloquem sempre atrás da fita ou rede verde, que mantenham sempre uma distância segura da estrada. Ao contrário de provas como o Rali de Portugal, aqui não teremos as Zonas Espetáculo com o formato tradicional - teremos, isso sim, zonas designadas como 'Pontos de Interesse' para o público, que são locais com bons acessos e visibilidade para uma parte espetacular do percurso. Teremos vários Pontos de Interesse em cada etapa, chegamos a ter um máximo de sete num único Setor Seletivo, portanto as pessoas vão poder dispersar-se ao longo da prova", revelou o Diretor de Segurança.

Como o percurso dos Rally-Raids é secreto, os Pontos de Interesse para o público só serão revelados mais próximo do evento, de acordo com as regras da FIA e da FIM.

 

scroll up