Miguel Barbosa e Luís Portela de Morais são dois dos pilotos portugueses que vão tentar lutar pelos primeiros lugares do BP Ultimate Rally-Raid Portugal na categoria Challenger. O conhecimento do terreno pode ajudar os pilotos da BP Ultimate Adventure Team, mas ambos lembram que a prova do ACP vai ter todas as grandes estrelas do Mundial da categoria.
A experiência e competitividade de Miguel Barbosa e Luís Portela de Morais colocam-nos como naturais 'candidatos' a uma surpresa nos Challenger, onde competem os protótipos da antiga categoria T3.
Para o pluricampeão nacional absoluto, que se estreou recentemente com o Taurus T3 Max, semelhante ao que ganhou a categoria no Dakar, a oportunidade de 'medir' forças com os melhores do mundo numa nova categoria é estimulante. "É incrível podermos ter uma prova do Campeonato do Mundo em Portugal, é ótimo para os pilotos, para as equipas, para os patrocinadores, pois vamos ter uma promoção muito boa. Agora estamos numa nova categoria, a Challenger, e sinto que temos todas as condições para tentar discutir as primeiras posições. Portugal sempre teve bons pilotos a discutir os primeiros lugares nestas provas internacionais em Portugal, sobretudo provas do tipo 'baja'. Vamos tentar atacar", afirmou Miguel Barbosa.
Luís Portela de Morais, por outro lado, já conhece bem o OT3 da categoria Challenger, mas desta vez estará integrado na equipa oficial da GRally, fundada por Ghislain de Mévius. "É um prazer enorme recebermos uma prova como esta em Portugal. É uma corrida na zona onde eu aprendi a andar de moto, onde eu aprendi a guiar, inclusive há uma parte da corrida que passa literalmente em minha casa! É uma prova ao gosto dos pilotos portugueses, a grande diferença num Rally-Raid é que temos de navegar. Vejo, por exemplo, que as Câmaras de Alcácer do Sal e de Grândola vão dinamizar muito aquela zona da prova, o que é sempre muito importante para esta região. E depois temos o selo de qualidade do ACP, portanto vai ser uma grande prova para todos os aficionados, com os melhores pilotos do mundo", destacou Portela de Morais.
Recorde-se que o Campeonato do Mundo Rally-Raid é liderado na categoria Challenger pelo lituano Rokas Baciuska, da equipa oficial da Can-Am.