João Ferreira fala sobre o 'fator-casa' em Portugal

08 março 2024

João Ferreira e Filipe Palmeiro venceram etapas nas duas primeiras rondas do Campeonato do Mundo de Rally-Raid, no Dakar e em Abu Dhabi, e o jovem piloto da Can-Am acredita que pode vencer a prova dos SSV no BP Ultimate Rally-Raid Portugal e reentrar na luta pelo título mundial.

João Ferreira admite que o conhecimento do terreno pode ajudar os pilotos portugueses na competição direta com os melhores do mundo, aquando da estreia do Mundial de Rally-Raid (W2RC) em Portugal, de 2 a 7 de abril.

"Obviamente que temos a vantagem de correr em 'casa' e, sendo a primeira vez que o Campeonato do Mundo vem cá, isso pode jogar a nosso favor. Já conhecemos a zona de Grândola da Baja TT ACP, as pistas do Alentejo e do Ribatejo, a zona da Estremadura em Espanha... Mas não nos podemos esquecer que estamos a lutar com os melhores pilotos do mundo e eles são muitíssimo rápidos. Tudo irei fazer para conseguir trazer a vitória", afirmou o jovem piloto de Leiria, que ocupa o quarto lugar do Mundial de SSV.

Um percurso variado

Apesar de ter apenas 24 anos, João Ferreira é um dos poucos pilotos na prova do ACP que já competiu nas categorias T1+, T1, T2, T3 e, agora, também na categoria T4 (SSV), onde é aposta da equipa oficial da Can-Am / South Racing. Além disso, o ex-campeão de Portugal, da Europa e duplo vencedor da Baja Portalegre 500 também já consegue comparar o perfil das provas ibéricas, como o BP Ultimate Rally-Raid Portugal, com o que encontra nas outras provas do Mundial, disputadas no Médio Oriente, América Latina e África.

"Apesar de termos alguns pisos de areia em Portugal, são de facto troços bastante diferentes do que apanhámos, por exemplo, em Abu Dhabi, onde é cem por cento dunas, ou mesmo o Dakar, que tem muita pedra. Os nossos troços são mais sinuosos, mais técnicos. Estamos habituados a isso e vamos dar o nosso melhor", concluiu o piloto navegado por Filipe Palmeiro.

scroll up