Com a vitória no Dakar, Carlos Sainz e Lucas Cruz são os primeiros líderes do FIA W2RC, o Campeonato do Mundo de Rally-Raid, que em abril se estreia em Portugal e Espanha, com a BP Ultimate Rally-Raid.
O veterano piloto da Audi, de 61 anos, chegou à sua quarta vitória no Dakar e fez história por duas razões: é o primeiro piloto a vencer a mais famosa prova de todo-o-terreno do mundo com quatro marcas diferentes (Volkswagen, Peugeot, Mini e Audi); e conseguiu a primeira vitória de sempre de um modelo híbrido. Com isto, Sainz também é o primeiro líder do Mundial de Rally-Raid, tentando suceder a Nasser Al-Attiyah, que venceu as duas primeiras edições do W2RC e, assim, juntar o título mundial da disciplina aos seus dois títulos mundiais de Ralis.
Audi Vs. Toyota
A armada da Toyota ocupa as posições seguintes da tabela do W2RC, com o belga Guillaume De Mévius e o navegador Xavier Panseri a capitalizarem o surpreendente segundo lugar à geral no Dakar. Apesar de ter subido ao pódio na Arábia Saudita, Sébastien Loeb não está inscrito no W2RC e, portanto, há mais duas duplas da Toyota no top 4 do Mundial: Guerlain Chicherit / Alex Winock e Lucas Moraes / Armand Monleón.
Na categoria Challenger (antiga T3), o líder é o norte-americano Mitch Guthrie, navegado por Kellon Walch (Taurus), numa tabela onde há dois portugueses no top 8: Ricardo Porém (Can-Am) é sexto e Mário Franco (Yamaha) é oitavo. Nos SSV (antigos T4), Portugal chegou a sonhar com uma vitória no Dakar, mas João Ferreira e Filipe Palmeiro (Can-Am) são terceiros classificados no Mundial, cuja tabela é liderada pelo saudita Yasir Seaidan (Can-Am).
Nas motos, o norte-americano Ricky Brabec (Honda) repetiu a vitória no Dakar e é o primeiro líder do Mundial de Rally-Raid, na frente de Ross Branch (Hero) e Adrien van Beveren (Honda). Romain Dumontier (Rally2), Manuel Andujar (Quad) e Bradley Cox (Rally2 Junior) e David McBride (Senior) lideram as respetivas categorias antes da segunda prova do Mundial, o Abu Dhabi Desert Challenge, de 25 de fevereiro a 2 de março.
Organizada pelo Automóvel Club de Portugal, a BP Ultimate Rally-Raid é a terceira prova do calendário e realiza-se entre 2 e 7 de abril.